A necessidade de transfusão sanguínea é uma preocupação comum para quem vai passar por uma cirurgia de quadril. No entanto, em cirurgias primárias básicas, sem complicações ou comorbidades, a transfusão de sangue geralmente não é necessária.
Por que as transfusões são raras em artroplastias?
As técnicas modernas utilizadas durante a cirurgia minimizam significativamente a perda de sangue. Além disso, o preparo pré-operatório, como o ajuste dos níveis de hemoglobina, reduz ainda mais o risco de necessidade de transfusão.
Quando a transfusão pode ser necessária?
Em alguns casos, a transfusão é considerada pelo cirurgião durante o procedimento, especialmente quando:
- O paciente tem anemia pré-existente ou outras condições que afetam o sangue;
- Há perda de sangue acima do esperado;
- O objetivo é preservar a saúde e a integridade do paciente.
Como os pacientes podem se preparar?
Antes da cirurgia, o médico pode solicitar exames para avaliar os níveis de hemoglobina e indicar medidas preventivas, como:
- Suplementação de ferro ou vitaminas;
- Ajustes na dieta para melhorar os níveis de hemoglobina;
- Identificação de possíveis fatores de risco.
Conclusão
Embora raras, as transfusões sanguíneas são avaliadas caso a caso e realizadas apenas quando necessário. Com o preparo adequado e as técnicas modernas, a maioria das cirurgias de quadril ocorre sem a necessidade de transfusão, garantindo segurança e recuperação tranquila para o paciente.
Dr. Rodrigo Guimarães é Ortopedista especializado em cirurgia de quadril pelo Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Santa Casa de São Paulo. Possui Mestrado e Doutorado pela Faculdade de Ciências Médicas da mesma instituição. É Professor na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e Coordenador do Banco de Tecidos Músculo Esquelético da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein. Atua também como Coordenador do Programa de Aprimoramento Médico em Cirurgia do Quadril do Hospital Israelita Albert Einstein e integra o Corpo Clínico dessa instituição. Foi Presidente da Regional Paulista da Sociedade Brasileira de Quadril no biênio 2022/2023 e é Chair da AOREcon Brasil. Além disso, é membro da American Association of Hip and Knee Surgeons (AAHKS).