Outra dúvida frequente entre os pacientes é: “A prótese de quadril é feita de cerâmica ou porcelana?” A resposta é que muitas próteses utilizam cerâmica nas superfícies de contato, mas isso varia de acordo com o caso.
Por que a cerâmica é usada?
A cerâmica é escolhida principalmente por suas propriedades:
- Redução de atrito: A cerâmica oferece uma superfície lisa e resistente, diminuindo o desgaste.
- Durabilidade: É altamente resistente a impactos e ao uso prolongado.
- Biocompatibilidade: Assim como o titânio, a cerâmica não provoca reações adversas no organismo.
Composição da prótese
Nas próteses modernas, a cabeça femoral (parte que se encaixa no acetábulo) é frequentemente feita de cerâmica, enquanto o acetábulo pode ser revestido com polietileno de alta densidade ou cerâmica.
Conclusão
A utilização de cerâmica nas próteses de quadril é uma escolha que garante menos atrito, maior durabilidade e conforto ao paciente. Converse com seu cirurgião sobre o material ideal para o seu caso.
Dr. Rodrigo Guimarães é Ortopedista especializado em cirurgia de quadril pelo Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Santa Casa de São Paulo. Possui Mestrado e Doutorado pela Faculdade de Ciências Médicas da mesma instituição. É Professor na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e Coordenador do Banco de Tecidos Músculo Esquelético da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein. Atua também como Coordenador do Programa de Aprimoramento Médico em Cirurgia do Quadril do Hospital Israelita Albert Einstein e integra o Corpo Clínico dessa instituição. Foi Presidente da Regional Paulista da Sociedade Brasileira de Quadril no biênio 2022/2023 e é Chair da AOREcon Brasil. Além disso, é membro da American Association of Hip and Knee Surgeons (AAHKS).